Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: Junho de 2021

Com o início da época de exames e a data para a entrega de teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento a aproximar-se, o JUP traz as sugestões mensais habituais, para que te possas abstrair e, ao mesmo tempo, expandir o teu conhecimento.

Com a vacinação a decorrer a um ritmo célere e a vida a aproximar-se da dita normalidade, alguns eventos mantêm-se online, mas o modo presencial está a regressar aos poucos. O JUP apresenta diversas opções, tal como, webinars na área da biologia, do ambiente, da engenharia informática e da tecnologia; um documentário audiovisual sobre pinguins-africanos; um podcast sobre descobertas científicas; um canal de Youtube acerca da vida de uma bióloga marinha e; por último, um livro sobre neurociência. Não percas a oportunidade de estar a par das novidades na área da ciência.

Webinar: “Domestic Cats and Biodiversity – An International Wildlife Law Perspective”

O quê?        Neste webinar, promovido pelo CIBIO, Arie Trouwborst, professor de lei ambiental na Universidade de Tilburg, vai falar sobre o impacto dos gatos domésticos na biodiversidade (sendo considerados, até, como espécie invasora), e qual o papel da política e legislação na resolução deste problema.

Onde?         Zoom no dia 11 de junho pelas 15h30. Mais informações aqui.

XXVII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

O quê?        Organizadas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), que comemora este ano 30 anos, o tema das jornadas será “Educação Ambiental e Governança – tempos de (re)agir na construção de territórios saudáveis”. O programa conta com sessões de comunicação, conferências, oficinas, exposições e visitas e com a presença de oradores nacionais e internacionais. Está previsto que a grande maioria das atividades se realizem ao ar livre (em jardins e parques), cumprido todas as regras de distanciamento social necessárias e com limite de participantes.

Onde?         18 a 20 de junho de 2021 em Castelo de Vide, no Parque Natural da Serra de São Mamede. As inscrições podem ser feitas online até dia 15 junho. A inscrição está sujeita ao pagamento de uma taxa (Geral: 40€; Jovens com menos 25 anos: 10€) que inclui a participação em todo o programa, um jantar social e transporte até ao local (autocarros saem de Lisboa e do Porto com várias paragens). Mais informações aqui

Ciclo de conferências “Creativity Talks”: “Booms and Bubbles: Tulips, Blockchain and manias”

O quê?        Na terceira sessão do ciclo de conferências “Creativity Talks”, promovido pelo Departamento de Engenharia Informática da FEUP, a oradora Anna Ridler, artista e investigadora londrina, vai falar sobre a utilização de técnicas de machine learning no âmbito da prática criativa.

Onde?         Dia 17 de junho pelas 17h00. Será transmitido em direto no Youtube.

Ciclo de palestras “QCtalks: Series of Talks on Quantum Computing”: “Symmetric Pattern-Matching and Quantum Control”

O quê?        A quinta sessão do 2º ciclo de palestras “QCtalks: Series of Talks on Quantum Computing” tem como oradora Julianna Vizotto, Professora no Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação na Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil), que vai falar sobre o tema “Symmetric Pattern-Matching and Quantum Control”. Este ciclo de palestras, organizado pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP, pretende debater assuntos relativos à computação quântica, como modelos de programação, linguagens e as possíveis aplicações à engenharia.

Onde?         Dia 30 de junho às 16h30. Inscrição prévia obrigatório.

Webinar: “Beyond supply chain management practices: Integration trends of Blockchain Technology for research management in Food Science”

O quê?        O webinar vai focar-se na aplicação da Tecnologia Blockchain para a gestão de projetos científicos em rede na área da Ciência Alimentar. A utilização deste tipo de tecnologia garante a descentralização da informação assim como a rastreabilidade e a imutabilidade dos dados, temas que serão debatidos no webinar por Leonardo Ricciardi, engenheiro informático.

Onde?         Zoom dia 17 de junho às 17h00. Mais informações aqui

A Cidade dos Pinguins

O quê?        Esta série documental da Netflix promete desvendar tudo sobre os pinguins africanos, uma espécie em vias de extinção cuja população se desloca a Simon’s Town, na África do Sul, todos os anos para acasalar, formar família e… conviver com os habitantes locais.

Onde?         A primeira temporada estreia na Netflix a 16 de junho.

Ciência com Impacto

O quê?        O podcast “Ciência com Impacto”, organizado por um projeto com o mesmo nome, pretende dar a conhecer as mais recentes descobertas científicas através de uma conversa com os seus protagonistas. Os organizadores prometem uma hora de conversa sobre ciência com “perguntas incómodas” e “questões pertinentes”.

Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Sea&me – Marine stuff with Maria

O quê?        A Maria é uma cientista portuguesa que acabou de se doutorar em Viena, na Áustria. No seu canal de Youtube dá a conhecer a vida de uma bióloga marinha, fala sobre assuntos relacionados com o oceano, e responde a dúvidas de como é ser cientista na sua área. Com uma abordagem de divulgação bastante original, também produz contúdos mais leves e divertidos, como, por exemplo, reações a filmes relacionados com o oceano, comentando a veracidade dos factos apresentados (p.ex. “À procura de Nemo” ou “The Meg”). Usando as redes sociais, explora uma nova maneira de fazer Comunicação em Ciência.

Onde?        Descobre mais no Youtube.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

O Cérebro em Ação – Nos bastidores do cérebro em constante mudança

O quê?        Neste livro David Eagleman, escritor, neurocientista e professor no departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Universidade de Stanford, conta-nos a história de Matthew, um homem com uma doença neurológica raríssima. Com 6 anos, tinha convulsões tão graves e frequentes que a única solução que os médicos arranjaram foi uma bastante radical: retirar-lhe metade do cérebro. Os pais aceitaram e, apesar de Matthew depois da operação ter perdido a fala, hoje em dia é um adulto saúdavel. Através deste caso de estudo impressionante, o autor fala sobre a plasticiadade e a capacidade de transformação incrível do nosso cérebro. 

Onde?         O livro está disponível nas livrarias habituais (Wook, Bertrand, Fnac, Almedina, …).

_

Texto por Eva Pinto e Maria Teresa Martins.