Ciência e Saúde

PLANCKS 2021: Competir à Físico

O PLANCKS, evento internacional que reúne estudantes de Física de todo o mundo numa competição, decorre este ano entre os dias 6 e 9 de maio e, pela primeira vez, será virtual. É gratuito para todos aqueles que queiram apenas assistir à competição e às palestras e participar nos eventos sociais. Por Ana Pais da Silva.

A competição PLANCKS (Physics League Across Numerous Countries for Kick-ass Students), organizada com o apoio da Associação Internacional de estudantes de Física (International Association of Physics Students), teve origem nos Países Baixos, com a primeira edição a ter lugar em Utrecht, em maio de 2014.

Desde então, realiza-se, anualmente, no mês de maio. No evento, que tem a duração de entre 3 e 4 dias, estudantes de vários países competem em equipas para resolver um conjunto de problemas de Física.

O evento conta também com atividades como simpósios, onde se aprende com especialistas reconhecidos nas áreas em que estes atuam, e com atividades sociais, onde os participantes têm a oportunidade de se relacionarem com outros estudantes de diferentes locais do mundo.

Assim sendo, o PLANCKS não é apenas uma competição. É, também, uma grande oportunidade para físicos de todo o mundo se juntarem, partilharem ideias e experiências e criarem amizades.

Fotografia: PLANCKS 2021

A edição deste ano realizar-se-ia em Portugal, na cidade do Porto, já que a organização está a cargo da PHYSIKUP (Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). No entanto, face às circunstâncias atuais, com restrições devido à COVID-19, o evento vai ser realizado online pela primeira vez.

Regra geral, as equipas são formadas por estudantes do mesmo país que, por sua vez, competem com equipas de outros países. Os problemas a serem resolvidos são criados por professores das diversas áreas da Física e os temas abordados abrangem uma vasta área de conhecimentos.

A edição de 2021 dará aos participantes a oportunidade de assistir a palestras protagonizadas por cientistas tão distintos e reconhecidos como Daniel Baker, Jocelyn Bell Burnell, Tim Byrnes, Elvira Fortunato, Nuno Loureiro, Maryse Nkoua, João Penedones e Petra Rudolf.

Está programada, ainda, a realização de dois workshops. No primeiro, Jorge Páramos, cientista de dados na empresa LCG Consulting, debruça-se sobre o tema da Inteligência Artificial. No segundo, Matteo Rini, editor da revista científica Physics Magazine, pretende dar a conhecer aos participantes técnicas para uma “abordagem estruturada” à escrita de artigos científicos na área da física.

Para os mais curiosos é possível assistir à competição de forma gratuita sendo apenas necessário preencher um pequeno formulário no website da competição.

Sabe mais sobre o evento no website ou nas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

_

Texto por Ana Pais da Silva