Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: fevereiro de 2021

Confinados mais uma vez, mas com diversas sugestões de conteúdo científico para explorar ao longo do mês mais curto do ano.

Com um panorama nacional (e mundial) preocupante devido à COVID-19, encontramo-nos novamente confinados em casa e em teletrabalho. Porque é importante fazer pausas do estudo e do trabalho, voltamos a trazer algumas sugestões totalmente online para entreter a mente. Este mês podes aprender mais sobre os impactos da engenharia de software na sociedade, sobre Ciência de Dados, exploração espacial, cérebro humano, o desenvolvimento dos bebés, e sobre a tecnologia usada pelos espiões. Não deixes de conferir as sugestões para este mês e fica em casa.

Talk a Bit (9ª edição)

O quê?        A 9ª edição da conferencia Talk a Bit, organizada por estudantes da FEUP, tem como tema “How society is being shaped by technology”. O programa conta com palestras alusivas ao impacto da engenharia de software na sociedade moderna, e ainda com um painel de discussão, sessões de entrevistas e de networking, e uma hackathon com prémios para os vencedores.
Onde?         A conferencia será realizada totalmente online nos dias 12 e 13 de fevereiro. Mais informações podem ser consultadas aqui. Inscrição obrigatória, através do website.

Webminar “Perspetivas em Ciências de Dados”

O quê?        Neste webminar, promovido pela Universidade Portucalense, será possível ouvir o testemunho de José Martins, investigador sénior no AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, professor assistente convidado no Instituto Politécnico de Bragança, e investigador integrado no INESC TEC. Atualmente, o investigador participa ativamente em vários projetos de investigação focados nos impactos das águas termais na promoção de saúde e prevenção da doença e na potenciação do turismo em espaço rural através da incorporação de tecnologias da informação, comunicação e eletrónica.
Onde?         O evento irá decorrer online no dia 11 de fevereiro das 18h às 19h. O formulário de inscrição pode ser acedido aqui. Mais informações aqui.

Insane Curiosity

O quê?        Este canal de YouTube é de dedicado à Ciência e Tecnologia, sendo focado sobretudo em Astronomia. Os temas abordados passam por exploração espacial, recentes descobertas acerca do Universo, exoplanetas, Marte, planos de colonização espacial, Física, entre outros.
Onde?         Descobre mais no YouTube.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

Deus Cérebro

O quê?        Esta série documental portuguesa, produzida pela RTP, estreou a 11 de janeiro e trouxe às casas portuguesas cientistas do mundo inteiro para responder a questões como “O que tem o nosso cérebro que nos diferencia como seres humanos? E como o podemos tornar melhor?”.
Onde?         Os quatro episódios disponíveis podem ser vistos e revistos na RTP Play.

Ouvir com Outros Olhos

O quê?        Este mês recomendamos ouvir o podcast da Casa Comum da U. Porto “Ouvir com Outros Olhos”, com Paula Silva e Susana Magalhães. Esta podução do Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa (GERMEN) consiste num ciclo de debates online organizado sob a inspiração da obra de João Lobo Antunes com o mesmo título, em que se refere à importância da ciência e da escuta como as duas armas de que dispunha para tratar e cuidar dos seus doentes. O podcast conta com 7 episódios que abordam temas desde a pandemia de COVID-19 ao envelhecimento no século XXI. Uma segunda “temporada” deste podcast irá estrear a 11 de fevereiro às 18h, sob o título “Ouvir com Outros Olhos na ponte entre Arte e a Doença Crónica”.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Babies

O quê?       Série documental da Netflix, de 2020, que explora a ciência que revela como os bebés descobrem a vida durante os seus primeiros anos. A série está dividida em duas partes, contando com um total de 12 episódios, com cerca de uma hora cada.
Onde?        Já disponível na Netflix.

Spycraft

O quê?       Esta série documental da Netflix, estreada em finais de janeiro, explora o mundo da espionagem ao longo de 8 episódios, com cerca de 35 minutos cada.  Técnicas de disfarce, roubo de informação, infiltração e persuasão, e a avançada tecnologia de vigilância usada pelas agências secretas são alguns dos temas descodificados.
Onde?        Já disponível na Netflix.