Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: janeiro de 2021

Começou um novo ano e o Ciência Acontece recomeça mais um ciclo de propostas online para satisfazer a tua curiosidade pela Ciência, Tecnologia e Saúde em 2021.

Janeiro não é conhecido por ser o melhor mês do ano: demasiado longo (e só com um feriado que não ajuda muito), frio (muito frio!) e com a época de exames para os nossos estudantes da academia do Porto. Se tudo isto vai colocar-nos à prova logo no começo de 2021, é preciso descanso, uma boa chávena de café e, porque não, a dose certa de boas distrações. Quer seja porque gostes de saber mais sobre segurança informática, educação, ou saúde no trabalho, ou queiras simplesmente aumentar a tua cultura científica e, quem sabe, dar asas à tua criatividade, não deixes de conferir as sugestões para este mês.

Digital Privacy and Security Conference 2021 (DPSC 2021)

O quê?        A 4ª edição da conferencia internacional de Segurança Informática, organizada pela Universidade Lusófona do Porto, pretende discutir os mais recentes avanços de investigação nas várias áreas relacionadas com privacidade e segurança digital. O programa conta com sessões e palestras alusivas a ética e direito no ciberespaço, senhas privilegiadas, o risco para o setor financeiro em Portugal, complexidades e evoluções na análise forense de apps, e muito mais.
Onde?         A conferencia será realizada online entre 20 e 21 de janeiro. Mais informações podem ser consultadas aqui. Inscrição obrigatória, através do website.

Lançamento do Handbook do projeto MINDtheGaps

O quê?        O lançamento do Handbook do projeto MINDtheGaps irá contar com a apresentação do projeto, com a apresentação dos vídeos vencedores, uma mesa redonda sobre “Educação para a Cidadania Digital: relevância, conceitos e práticas”, e ainda a discussão de “Oportunidades e riscos da transição digital da Educação para os jovens, especialmente os que enfrentam situações de vulnerabilidade social”.
Onde?         O evento irá decorrer online no dia 15 de janeiro às 15h. O formulário de inscrição pode ser acedido aqui. Programa e mais informações aqui.

Webinar “O ‘Programa eutanásia’ nazi e as origens da matança dos ‘indesejados’ durante a Segunda Guerra Mundial

O quê?        Este webinar é o primeiro realizado no âmbito do ciclo de conferências 2021 “Quintas com Saúde” do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica. Nessa sessão, o orador será Américo Pereira (Faculdade de Ciências Humanas, UCP) e irá ser explorado o estudo dos vários passos – desde o Mein Kampf de Hitler até ao campo de extermínio alemão Treblinka – do extermínio de seres humanos considerados ‘indesejáveis’ durante a 2ª Guerra Mundial.
Onde?         O webminar irá decorrer online via Zoom às 17h30 do dia 21 de janeiro. O formulário de inscrição pode ser acedido aqui.

DW Documentary

O quê?        Este canal de YouTube disponibiliza pequenos documentários de emissoras de televisão alemães e outras companhias de produção internacionais. “Conhece pessoas intrigantes, viaja para terras distantes, descobre as complexidades da vida diária, e amplifica o teu conhecimento sobre a atualidade e eventos globais”.
Onde?         Descobre mais no YouTube.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

Conversas de Género (Gender Talks)

O quê?        Este mês recomendamos ouvir o podcast da Casa Comum da U. Porto “Conversas de Género”, com Susana Martinho. “Às vezes perguntamo-nos: é isto o correto? Neste podcast desconstroem-se ideias cristalizadas. Desde o feminismo à masculinidade tóxica, ao dilema mente/corpo. De quanta mudança precisamos para quebrar as correntes do estereótipo social e alcançar a liberdade?” O podcast teve o seu último episódio (nº 37) em dezembro, sendo possível agora desfrutar da série completa.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Ligações & discussões 2021 (2ª edição)

O quê?       Depois do sucesso em 2020 do ciclo de conferências “Ligações & Discussões”, organizado pela Universidade Lusófona do Porto, as palestras estão de volta e arrancam já em janeiro. Com o objetivo de criar momentos online de encontro, aprendizagem e debate, a primeira sessão irá decorrer a 13 de janeiro e irá contar com Yehonatan Elazar (ASSER Institute) que irá discutir “O desafio entre Direitos Humanos e políticas nacionais”. A 20 de janeiro será discutida a passagem “Das salas de espetáculos para o ecrã do computador. E agora que estamos todos online fazemos o quê?” por Carlos Pimenta (ULP). Já a 27 de janeiro, o tema será “A China e a questão do multilateralismo”, por Paulo Duarte (ULP).
Onde?        O ciclo de conferencias irá decorrer online às quartas-feiras, das 18h às 19h, entre janeiro e março de 2021. Mais informações aqui.

Uma questão de criatividade (The Creative Brain)

O quê?       Este documentário de 2019 está disponível na Netflix e nele acompanhamos o neurocientista David Eagleman, enquanto este tenta compreender o processo criativo de vários inovadores e aquilo que estimula a nossa criatividade.
Onde?        Já disponível na Netflix.

II Seminário Internacional – Trabalho e Saúde

O quê?       O tema do seminário considera “as transformações no mundo do trabalho, no último século, intensificando a precarização, condição que afeta a saúde do trabalhador agravada com a crise pandémica mundial. Os trabalhadores estão sujeitos a ambientes de trabalho e expostos a agentes nocivos diferenciados. Mas o trabalho cria também expectativas, supõe valores e princípios éticos que, nem sempre consensuais, geram conflitos internos e externos”. Este evento, organizado pela Universidade Lusófona do Porto, pretende trazer diferentes nuances do tema, tendo como horizonte conhecer como a questão se expressa em Portugal e Brasil, e conjuntamente equacionar respostas.
Onde?        O seminário irá decorrer online entre as 13h e as 15h do dia 22 de janeiro. Para inscrição e mais informações aqui.

 

Artigo elaborado por Mariana Miranda.