Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: novembro recheado de eventos

O Ciência Acontece vem recheado de conferências, congressos e competições que vão aumentar e testar os teus conhecimentos científicos em Novembro.

Depois de um regresso diferente à faculdade e da criação de novas rotinas num mundo em luta contra a pandemia de COVID-19, Novembro chega e promete distrair os amantes da ciência ao longo do mês. Quer tenhas preferência por aprender sobre tecnologia, inovação, saúde e sustentabilidade nos habituais palcos das faculdades (via Zoom claro está), ou pretendas meter as mãos na massa na competição SciTeCh 2020, confere todas as nossas sugestões de eventos científicos no Porto para este mês. Acrescentamos ainda, como habitual, propostas de um canal de YouTube, um podcast, e uma divertida série de documentários.

3ª edição do Tomorrow Summit

O quê?        Está a ser preparada mais uma edição do Tomorrow Summit, organizado pela Federação Académica do Porto. O evento tem como foco a tecnologia e a inovação, visando a discussão dos 10 desafios tecnológicos para a próxima década. Serão abordados temas como e-skills, inteligência artificial, criatividade aumentada, smart cities, sustentabilidade, saúde digital, indústria 4.0, empreendedorismos e muito mais!
Onde?         O congresso será online e irá decorrer durante os dias 25, 26 e 27 de novembro, sendo que o programa pode ser consultado aqui, onde também pode ser realizada a inscrição.

XV Congresso AEFFUP

O quê?        Organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o XV Congresso AEFFUP terá como tema “A Saúde e a Agenda 2030”. O evento estará enquadrado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e pretende aprofundar a reflexão e o debate sobre várias temáticas particularmente relacionadas com a saúde, sendo a obesidade, a saúde mental, as substâncias de abuso e a situação climática algumas delas.
Onde?         O congresso será transmitido através da plataforma Zoom durante os dias 12, 13 e 14 de novembro. O programa pode ser consultado aqui. Inscrições aqui.

IX Fórum do Ambiente

O quê?        Depois de ter sido adiado em março devido à pandemia de COVID-19, o IX Fórum do Ambiente volta a ganhar data num formato online. O evento, que tem sido organizado desde 2011 pelos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente da FEUP, é realizado com o objetivo de explorar temas da atualidade na área do Ambiente, assim como para reunir estudantes, profissionais e investigadores da área. Este ano conta com sessões sobre alterações climáticas, tratamentos de água, e gestão e valorização de resíduos.
Onde?         O evento irá decorrer online durante o dia 12 de novembro. O formulário de inscrição e o programa podem ser acedidos aqui.

10º Ciclo de Conferências em Biotecnologia

O quê?        A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos, está a organizar o 10º Ciclo de Conferências em Biotecnologia. O evento consiste num conjunto de três sessões que irão reunir um leque de palestrantes líderes nas suas áreas de especialidade e que oferecem uma oportunidade de enriquecer a cultura científica de estudantes, docentes e investigadores de todas as áreas de estudo. Este ano conta com temas ligados à produção de alimentos, veículos elétricos versus a hidrogénio, e COVID-19.
Onde?         O evento irá decorrer online via Zoom nos dias 4, 12 e 18 de novembro. Os formulários de inscrição e o programa podem ser acedidos aqui.

The Royal Institution

O quê?        No canal de YouTube da Royal Institution (RI) são partilhados vídeos sobre ciência, que incluem experiências, palestras por investigadores conceituados e vídeos que explicam alguns fenómenos científicos, entre outros. A Royal Institution é uma organização do Reino Unido dedicada à educação e investigação científicas que foi fundada em 1799.
Onde?         Descobre mais no YouTube.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

SciTeCh 2020 do BEST Porto

O quê?        O evento Science and Technology Challenge (SciTeCh), organizado pelo BEST Porto, consiste numa competição de 3 horas direcionada para cerca de 80 estudantes de tecnologias da UP. O objetivo da competição é que os participantes ponham as suas capacidades à prova tanto a nível de conhecimentos científicos, imaginação, resolução de problemas e trabalho em equipa, de forma a chegarem a um objetivo comum. A competição vai decorrer em duas modalidades: Case Study que consiste na análise de um problema usando as informações fornecidas para desenvolver soluções hipotéticas sem construção de um protótipo; e Prototype Design que consiste no planeamento de um protótipo ou estrutura funcional recorrendo a um software CAD (computer aided design) e elaboração de um relatório.
Onde?         A competição irá decorrer de forma online no dia 12 de novembro. Inscrições e mais informações aqui.

Ficções Botânicas

O quê?        Este mês recomendamos ouvir o podcast “Ficções Botânicas” da Casa Comum da U.Porto. Neste podcast, os espécimes e documentos do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto são “pretexto para imaginar o que terá acontecido no passado”. O primeiro episódio dedica-se ao narciso e à possível carta escrita em 1886 entre dois ilustres botânicos amadores – Edwin John Johnston e Alfred Tait –, responsáveis pela descoberta e divulgação da flora da cidade do Porto e arredores. Já o segundo (e mais recente) episódio centra-se na fictícia carta de 1915 de António Luís Machado Guimarães (professor de Zoologia da FCUP) a Alphonse Luisier, seu mentor na área da briologia, sobre a flora do Douro Superior.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Connected: Está tudo ligado

O quê?       Esta série documental tem como anfitrião Latif Nasser, jornalista de ciência, que investiga as formas surpreendentes e intrincadas que nos ligam uns aos outros, ao mundo e ao universo. Com uma primeira temporada já disponível na Netflix, os seis episódios (cerca de 45 min cada) focam-se nos temas vigilância, cocó, pó, dígitos, nuvens, e armas nucleares. Os títulos podem parecer vagos, mas Latif Nasser explica-os de forma engraçada, mas sem deixar de ser interessante, e sem medo de perguntar a quem sabe que lhe explique como se fosse uma criança. O resultado é uma série para toda a família (13+ anos) aprender ciência de forma divertida.
Onde?        Já disponível na Netflix.