Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: planos para julho

Em julho, a comunicação científica continua maioritariamente online, mas começam a surgir alguns eventos presenciais. Consulta as sugestões do JUP para este mês para satisfazeres a tua curiosidade pela Ciência.

Com a chegada de julho e do calor, a vontade de muitos será a de ir de férias para aquele destino com se que sonhou durante o ano inteiro, e dizer um adeus e “até setembro” à respetiva faculdade. Por isso mesmo, a oferta em eventos científicos decresce acentuadamente durante estes meses e a vontade de vestir a bata laboratorial não será a mesma do resto do ano. No entanto, este ano, com todas as restrições sociais e de mobilidade que vivemos, porque não juntar o tempo de lazer com o de aprender, e assim tornar os dias de férias em que se fica em casa mais produtivos? Não deixes de aprender mais sobre a ligação entre a academia e o mundo empresarial, sobre a área da saúde, mobilidade sustentável, drogas, a ciência na cultura pop, e o resultado de quando se junta cultura com ciência. Confere as sugestões do JUP para julho.

40 anos de Ciência e conhecimento: Capacitar as empresas para os novos desafios

O quê?        Em 2020, o INESC celebra 40 anos, data assinalada através de três sessões a realizar ao longo do ano com diferentes temas. Descobre mais aqui.
Onde?         O Porto acolherá a primeira sessão sob o tema “Capacitar as empresas para os novos desafios”, que irá decorrer no dia 6 de julho às 14h30 no auditório da FEUP. A sessão terá como keynote speaker Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, e conta com um painel de participantes de várias empresas. Será possível assistir online via webinar (Zoom). Sujeito a inscrição aqui.

Abil Abdaal

O quê?        Ali Abdaal começou a fazer vídeos para o YouTube sobre a jornada que foi tirar Medicina na Universidade de Cambridge, explicando como estudava para os exames, partilhando dicas para tirar melhor notas e como ser mais produtivo, entre outros. Atualmente, já com o curso concluído, faz vlogs sobre o seu dia-a-dia enquanto médico no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) e sobre tecnologia, produtividade e lifestyle.
Onde?         Descobre mais no YouTube e no website.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

WonderScience

O quê?        WonderScience é um projeto em que se desenvolvem atividades com o objetivo de permitir que professores e estudantes de vários níveis de ensino possam conhecer de perto a ciência que é feita nos centros de investigação. Mais informação aqui e na página de Facebook.

O JUP recomenda… as entrevistas realizadas a investigadores, estando a próxima marcada para dia 7 de julho às 16h com o investigador Nuno Boavida (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA), que irá falar sobre o futuro do trabalho em Portugal.

Barcelona e Lisboa – Medidas de baixo custo e visibilidade rápida para promover a mobilidade sustentável

O quê?        No âmbito do Ciclo de eventos “Mobilidade Urbana Pós-COVID” sobre medidas experimentais para promover a mobilidade sustentável, foram convidados representantes de duas cidades europeias de referência para falarem sobre as iniciativas que têm sido lançadas neste período de pós desconfinamento. Assim, nesta sessão será possível contar com Xavier Matilla Ayalla – arquiteto chefe do Ajuntament de Barcelona –, e um responsável da Câmara Municipal de Lisboa.
Onde?         A sessão irá decorrer online no dia 6 de julho às 15h. Mais informação aqui.

Pandemias e História na Era da COVID-19

O quê?        Este mês trazemos mais um dos recém-criados podcasts da Casa Comum da U.Porto, em que se fala das múltiplas pandemias que afetaram a humanidade, com repercussões do ponto de vista social e económico. Quão diferente é a COVID-19 de outras pandemias históricas, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola? Que respostas foram dadas no passado a crises semelhantes? De que forma é que estas mudaram as sociedades, as economias e a política? O que podemos esperar agora? São algumas das perguntas que este podcast procura decifrar, através de entrevistas a vários especialistas.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

The Business of Drugs

O quê?        A recomendação de um documentário para julho recaiu na minissérie “The Business of Drugs” da Netfix. Ao longo de seis episódios, uma ex-analista da CIA investiga o lado económico de seis substâncias ilícitas (cocaína, heroína, sintéticas, metanfetaminas, canábis e opioides), para demonstrar como as drogas levam as pessoas a comportamentos arriscados (e mortais).
Onde?         A minissérie estreia a 14 de julho na Netflix.

Noites do Pátio no Museu

O quê?        Em julho a Casa Comum e o Museu de História Natural e Ciência da U.Porto, oferecem um programa que se realizará em segurança e ao ar livre, no pátio do Museu. De terça a sábado, as noites de julho serão marcadas por poesia, música, ilusionismo, dança, cinema e debates, em que a cultura e a ciência estarão de mãos dadas.
Onde?         No pátio do MHNC-UP (entrada pelo Jardim da Cordoaria). Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informações aqui.

Because Science

O quê?        Neste canal de YouTube usa-se ciência para fazer sentido da ficção científica das bandas desenhadas, jogos de vídeo, filmes e séries. Criado por Kyle Hill – um comunicador de ciência –, o objetivo de cada vídeo é analisar a ciência fantástica da cultura pop, aprendendo conceitos científicos reais.
Onde?         Descobre mais no YouTube.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

O Ciência Acontece irá regressar em setembro, com o início do novo ano letivo.