Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: junho virtual

O desconfinamento já começou no mês passado, mas em junho continuamos a fazer ciência sobretudo em casa e de forma online. Com o regresso de vários ciclos de palestras, mas em formato digital, não deixes de consultar as sugestões do JUP para este mês.

O mês de junho é sinonimo de exames e de reta final, antes do merecido descanso, para todos os estudantes da academia do Porto. É também o mês em que finalmente daremos as boas vindas ao verão (este ano no dia 20). Entre as várias datas que se assinalam em junho, destaque para o dia 5 de junho em que se celebra o dia Mundial do Ambiente, data cada vez mais relevante face às alterações globais e locais criadas no planeta Terra pelo Homem. As ofertas em eventos científicos, como habitual, diminuem durante os meses de verão, mas nem por isso faltam oportunidades para aprender mais sobre comunicação em ciência, biodiversidade, saúde, exploração espacial, sustentabilidade e muito mais! Confere as sugestões do JUP para junho.

Ciclo de palestras “Toolkit do Cientista”

O quê?        Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP), em colaboração com a Unidade de Comunicação do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), este ciclo de palestras online irá dedicar-se ao tema de comunicação em Ciência, com o objetivo de “auxiliar os estudantes no desenvolvimento do seu percurso na Ciência, oferecendo-lhes oportunidades de adquirirem ferramentas para comunicarem não só com a comunidade de investigação mas também com o público em geral”. O painel de oradores conta com três profissionais de comunicação do i3S: Júlio Borlido Santos, Luísa Melo e Anabela Nunes. Sabe mais aqui.
Onde?         Irá decorrer nos dias 1, 2 e 4 de junho, de forma online. As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes da U. Porto ou externos, e ainda a investigadores.

Half as Interesting

O quê?        Criado pelo norte-americano Sam Denby, este canal de Youtube publica vídeos educacionais em que são explicados diversos assuntos e curiosidades, com uma boa dose de humor à mistura.
Onde?         Descobre mais no Youtube.

O JUP recomenda… explorar a lista de vídeos disponíveis no canal.

Da minha janela: aves e música em tempos de confinamento

O quê?        Uma série de 16 mini-programas da Antena 2 online, onde se une o universo das aves ao da música. Cada programa é dedicado a uma ave ou grupo de aves, que podem ser vistas/ouvidas atualmente, mesmo “através das janelas das nossas casas”. Com episódios com duração de 5 a 10 min, alguns dos inúmeros os objetivos desta série passam por: contribuir para algum alívio dos efeitos negativos do confinamento; promover uma consciência ecológica, partindo de conhecimento específico sobre as aves; e divulgar, a nível nacional, o trabalho desenvolvido na Universidade de Évora, no âmbito das áreas científicas da Biologia e da Musicologia, bem como no que concerne à interpretação musical.
Onde?         Começa a ouvir aqui.

Cientista Agrícola

O quê?        Criado por Rosa Moreira, licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente e mestre em Engenharia Agronómica pela FCUP, este blog é dedicado à agricultura e nasceu de duas paixões da autora: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Com conteúdos acessíveis a diferentes públicos (desde os especialistas aos curiosos), este blog é “o local de encontro de todos aqueles que gostam de agricultura e áreas relacionadas”.
Onde?         Descobre mais aqui.

Conversas Astronómicas

O quê?        Mais um dos recém-criados podcasts da Casa Comum da U.Porto, em que desta vez não se fala de natureza mas sim do universo. Os objetivos passam por debater o atual conhecimento sobre o universo e o estado da investigação e dos programas espaciais. Para isso, o “Conversas Astronómicas” conta com investigadores do Planetário do Porto e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Já estão disponíveis dois episódios, em que se fala do 50º aniversário da missão espacial Apollo 13 e de galáxias.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Ciclo de conferências “Quintas com Saúde”

O quê?         Refletindo sobre problemas emergentes da comunidade e os reflexos que os mesmos podem ter sobre a saúde individual e coletiva, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa está a promover encontros quinzenais abordando vários temas: desde abordagens terapêuticas (feridas, estimulação cognitiva…) até ao envelhecimento, ao cuidado dos mais vulneráveis (idosos, pobres e doentes) e aos problemas inerentes ao fim de vida.
Onde?         Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

O JUP recomenda… a consulta da agenda das sessões programadas aqui. O próximo encontro terá como oradora Patrícia Batista (investigadora no CBQF), que irá falar sobre “Tecnologias em gerontologia” no dia 18 de junho às 17h30, via Zoom.

A História em imagens (History 101)

O quê?        Série de curtos documentários (20 a 22 min cada) que estreou no final de maio na plataforma de streaming Netflix. Cada episódio consiste numa breve aula de História, com recurso a infografias e imagens de arquivo, para analisar avanços científicos, movimentos sociais e descobertas que mudaram o mundo.
Onde?         A primeira temporada já está disponível na Netflix e conta com dez episódios que abordam temas como a corrida ao espaço, plásticos, robôs, energia nuclear, genética, entre outros.

Webinars in biodiversity and evolution

O quê?        Os Seminars in biodiversity and evolution do CIBIO-InBIO deram lugar a webinars, adaptando-se desta forma aos tempos atuais de pandemia de COVID-19. O próximo encontro está marcado para o dia 19 de junho às 15h30 com Mark Ravinet (UK), que irá aprofundar o tema “The evolution of human-commensalism in house sparrows”.
Onde?         Participação gratuita. Mais informações aqui.

O JUP recomenda… a consulta da agenda das sessões programadas aqui.

City Café

O quê?        Uma iniciativa do Porto Innovation Hub que já convidou diversos especialistas para abordar temas que demonstram o potencial da inovação na transformação das cidades. A próxima edição está marcada para o dia 2 de junho das 13h30 às 14h40, no formato de webminar, com Nicolle Maia (arquiteta urbanista e paisagista) que irá abordar o tema “Arquitetura Sustentável – Um Futuro Resiliente”.
Onde?         Descobre mais aqui.