Ciência Acontece Ciência e Saúde

Ciência Acontece: online em maio

Em maio, continuamos a fazer ciência em casa e de forma online. Com vários podcasts novos para desfrutar, palestras online e mais canais de Youtube e jogos para explorar, consulta as sugestões do JUP para este mês.

Estamos no início do mês de maio de 2020, quase a completar-se dois meses de quarentena em Portugal devido à COVID-19, e estamos a adaptar-nos cada vez mais à nova realidade, a um novo mundo desconhecido de uma pandemia no século XXI e de novos paradigmas. Citando o escritor britânico H. G. Wells, “adaptar ou perecer, agora e sempre, é o imperativo inexorável da natureza”. Por isso mesmo, durante este período mais adverso o Homem supera-se, reinventando-se a si próprio e ao mundo que o rodeia, com novas tecnologias desenvolvidas e novo conhecimento explorado, tudo em tempo recorde. Também a comunicação de ciência é obrigada a adaptar-se a este novo mundo e, depois de várias semanas de eventos científicos cancelados, têm surgido cada vez mais eventos online e novos podcasts. Afinal, não existe cura para a curiosidade humana e há que encontrar uma forma “à distância” de a alimentar.

Alimenta a tua curiosidade pela ciência com as sugestões que o JUP compilou para maio.

AsapSCIENCE

O quê?        Criado pelos canadianos Mitchell Moffit e Gregory Brown, este canal de Youtube discute temas científicos com recurso a ilustrações e esquemas feitos num quadro branco.
Onde?         Descobre mais no Youtube.

O JUP recomenda… veres os vídeos mais recentes se quiseres saber mais sobre a pandemia de COVID-19 e dar uma vista de olhos nos vídeos mais antigos para obter respostas científicas a perguntas como “E se só dormisse 2 h/dia todas as noites?” e “E se o mundo se tornasse vegetariano?”.

Natureza, com clareza

O quê?        É o recém-criado podcast, que nasce da colaboração da Casa Comum da U.Porto com o MHNC-UP, em que se fala de natureza… com clareza. O objetivo é desmitificar ideias pré-concebidas e crenças relacionadas com a biodiversidade. O primeiro episódio foi disponibilizado a 21 de abril e fala-nos de “um dos animais mais temidos e odiados da nossa fauna”, o licranço.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Mr Material

O quê?        Uma aplicação educacional gratuita, cujo objetivo é testar o conhecimento sobre a tabela periódica dos elementos químicos. Quer sejas um estudante, investigador ou professor, ou apenas tenhas interesse em ciência, conheces bem os 118 elementos da tabela periódica?
Onde?         A aplicação pode ser descarregada através da App Store e do Google Play.

Mission 1.5

O quê?        Recorrendo à mesma tecnologia dos jogos para dispositivos móveis, a Missão 1,5 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento tem como objetivo aumentar o conhecimento das pessoas sobre as soluções climáticas, pedindo ainda aos jogadores que votem nas ações que gostavam de ver realidade. Os votos de cada país serão compilados e apresentados ao respetivo governo para incentivar a tomada de ações climáticas mais ousadas. Os votos também serão analisados a nível global. Consegues manter o aumento da temperatura média do planeta abaixo dos 1,5 ºC?
Onde?         Podes jogar no site oficial.

Fonte: mission1point5.org/
Fonte: mission1point5.org/

Kurzgesagt – In a Nutshell

O quê?        Criado em 2013 pelo alemão Philipp Dettmer, este canal de Youtube cria vídeos que explicam assuntos complexos de maneira resumida, sem ideologias e de forma fácil de intender. Com um nome não tão fácil de dizer, mas que se traduz do alemão para “dito em resumo”, a filosofia do canal baseia-se no niilismo otimista e conta com a qualidade de ilustrações criadas com recurso ao After Effects e Illustrator.
Onde?         Descobre mais no Youtube.

O JUP recomenda… analisar a playlist do canal e escolher os temas que te despertam mais curiosidade.

@amazingchemist

O quê?        Uma página de Instagram em que é partilhado o dia-a-dia e os desabafos de uma jovem (nano)cientista em Portugal. Rute Pereira é estudante de doutoramento na U. Aveiro, e criadora de conteúdos.
Onde?         Descobre mais no Instagram.

View this post on Instagram

Fevereiro 2020

A post shared by Rute Pereira (@amazingchemist) on

Plug-In AEFEUP

O quê?        O recém-criado podcast “Plug-In AEFEUP” tem como objetivo “introduzir vários temas da atualidade de cariz informativo e pedagógico, com convidados da área, discutindo assuntos tecnológicos, sociológicos e culturais”. Teve o seu primeiro episódio no dia 1 de maio, que discutiu “Mass Media: Informação Fabricada?” pela voz de Suzana Cavaco.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

Resumindo: Coronavírus

O quê?        Parte do conjunto de séries “Resumindo” (no inglês Explained) da plataforma de streaming Netflix, chega-nos uma série dedicada à pandemia que mudou o mundo em 2020.
Onde?         O primeiro episódio já está disponível na Netflix, com mais episódios prometidos para o verão.

Ciclo de workshops em Engenharia do Ambiente

O quê?        Organizado pela Licenciatura em Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona do Porto, este ciclo de workshops pretende “partilhar experiências, analisar oportunidades e refletir sobre tendências”, através do convite de oradores que vão abordar um conjunto de temas relevantes na área da Engenharia do Ambiente.
Onde?         Descobre mais na agenda da Universidade Lusófona do Porto.

O JUP recomenda… a segunda sessão deste ciclo de workshops, marcada para 13 de maio às 17h, em que se vai poder realizar uma visita técnica online à ETAR de Febros. Mais informações aqui.

Questionável Mundo Novo

O quê?        “O que vem depois do vírus?” É uma das perguntas que todos temos colocado durante estes dias de quarentena e, para muitos, de teletrabalho. No recém-criado podcast “Questionável Mundo Novo” (numa referência ao famoso livro de Aldous Huxley) é lançado o debate em várias áreas, que vão desde a resposta à COVID-19 até ao que o futuro nos trará. O primeiro episódio ficou disponível no dia 29 de abril e contou com o convidado Rui Oliveira-Silva com o tema “Como chegar à imunidade?”.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.