Ciência e Saúde

FCUP: INVESTIGADORES E EMPRESAS DÃO A CONHECER PROJETOS EM BIOLOGIA

“Uma Empresa e Um investigador” é um ciclo de apresentações destinado a quem queira conhecer projetos de empresas e investigadores na área da Biologia, a decorrer na Faculdade de Ciências, desde 16 de outubro. Por Álvaro Paralta.

Iniciou a 16 de outubro, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o ciclo de conferências “Uma Empresa e um Investigador”, uma parceria entre o Departamento de Biologia da faculdade e o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP), aberto a qualquer pessoa interessada em assistir.

A iniciativa consiste num conjunto de apresentações, nas quais se dão a conhecer projetos de empresas e de investigadores ligados a um centro de investigação na área da Biologia. Apesar de haver uma temática transversal a ambos os discursos, os projetos apresentados estão dissociados: um investigador apresenta o projeto de investigação no qual tem trabalhado, e o representante de uma empresa aborda o que tem sido desenvolvido na mesma.

Segundo Olga Lage, professora no Departamento de Biologia e responsável pelo evento, «o objetivo primordial é incentivar os estudantes, principalmente de Biologia, mas extensível a outras áreas ou mesmo público em geral, a participarem em iniciativas complementares das abordagens clássicas das aulas para a realização da licenciatura, dando-lhes competências transversais importantes para o seu desenvolvimento no geral».

Para além disto, acrescenta a professora, «pretende-se dar mais competências aos estudantes nas áreas da investigação e de empreendedorismo», ajudando-os «no seu percurso académico/profissional futuro a nível de escolha de temas de estágio/mestrado e ainda na criação de potenciais startups».

A primeira apresentação ocorreu a 16 de outubro e contou com Vitor Verdelho Vieira, mentor e co-fundador das empresas Algatec, Allmicroalgae, Necton e Buggy Power, seguido de Pedro Leão, investigador do Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Ciimar, que abordou a temática “Discovery of new natural products chemistry and enzymology from cyanobacteria”.

 

Artigo por Álvaro Paralta. Revisto por Ana Sofia Moreira.