Ciência e Saúde

ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO É TEMA DO PRÓXIMO +TALKS

O evento da Associação Cura+ decorre no próximo sábado e pretende discutir o envelhecimento da população, com destaque para os desafios sociais e económicos atuais. Por Cristian Júnior.

Decorre às 10h30 de dia 14, na Sede da Delegação Norte da Associação Norte das Farmácias (ANF), o evento “Envelhecimento Demográfico: uma realidade desafiante”, organizado pela Associação Cura+.

Em 2018, existiam cerca de 2,2 milhões de pessoas acima dos 65 anos de idade, o que equivalia a 21,6% da população portuguesa total, segundo dados da “Base de Dados Portugal Contemporâneo” (PORDATA). Na União Europeia, o índice desse grupo etário é de 19,6% (2017).

O aumento da esperança média de vida revela a melhoria da qualidade de vida, do acesso a cuidados de saúde, da prática de atividade física e da intervenção da medicina paliativa. Por outro lado, o envelhecimento demográfico apresenta desafios aos gestores públicos, uma vez que traz consequências económicas e sociais na inclusão e no amparo deste grupo populacional.

É justamente para discutir o impacte do envelhecimento demográfico que a Associação Cura+ promove, já pelo terceiro ano consecutivo, o ciclo de conferências “+Talks”, que desta vez conta com três painéis sobre temas como “a nova Era do Envelhecimento”, a “inovação nas respostas sociais” e a “influência da tecnologia no envelhecimento ativo”, abordando o papel que cada indivíduo pode assumir nestas questões. A inscrição é realizada online na página criada para o efeito e tem o custo de quatro euros para voluntários Cura+ ou cinco euros para os restantes participantes.

Cura+_Envelhecimento_Demografico

A associação Cura+ foi fundada em 2015 por estudantes de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e tem como viés o voluntariado farmacêutico. Os seus principais objetivos são garantir o acesso universal ao medicamento e contribuir para a literacia em saúde da população, contando com apoio institucional da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional das Farmácias, da Câmara Municipal do Porto, da FFUP e da Fundação Manuel António da Mora.

Atualmente, a associação conta com 130 voluntários e presta auxílio a 85 doentes com dificuldades financeiras, já tendo sido distinguida com oito prémios nas áreas de saúde e responsabilidade social, o que revela a importância da Cura+ no debate e na proteção da população idosa.


Informações úteis

O quê:         Ciclo de Conferências +Talks – “Envelhecimento Demográfico: uma realidade desafiante”.
Quando:     14 de Setembro, às 10h30.
Onde:          Sede da Delegação do Norte da Associação Nacional das Farmácias, no Porto.
Inscrição:  Através do link, com o custo de 4€ (voluntários da Cura+) ou 5€ (externos).


Artigo elaborado por Cristian Ricardo Ferreira Júnior. Revisto por Ana Sofia Moreira.