Ciência e Saúde

IPST APELA À DÁDIVA DE SANGUE

O Instituto do Sangue lançou, esta semana, um apelo aos jovens entre os 18 e os 25 anos, para que se tornem dadores de sangue. A próxima recolha acontece a 1 de agosto, entre as 14h00 e as 19h00, no parque exterior do MAR Shopping.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) lançou um apelo aos jovens portugueses entre os 18 e os 25 anos para que se tornem dadores de sangue, especialmente nesta época de verão em que é comum haver uma quebra no número de dádivas. O período do verão é crítico, devido às deslocações e ao aumento do número de acidentes a elas associado, o que justifica a maior necessidade de ter unidades de sangue disponíveis para transfusão.

Com o propósito de contrariar esta tendência, o IPST, em parceria com o MAR Shopping Matosinhos, criou uma campanha de recolha de sangue, como já tem vindo a acontecer nos últimos oito anos.

Assim, no dia 1 de agosto, entre as 14h00 e as 19h00, no parque exterior do MAR Shopping, junto à entrada MAR, será possível contribuir e fazer parte dos mais de 700 dadores inscritos na sequência da parceria, que reforça o lema do centro comercial “AMAR quem mais precisa”.

As dádivas de sangue assumem um papel fundamental no tratamento e salvamento de doentes, sendo necessárias cerca de 1000 unidades de sangue por dia nos hospitais portugueses. Em geral, para se ser dador basta ser saudável, ser maior de idade e pesar mais de 50 quilogramas. Contudo, existem algumas limitações à dádiva de sangue, como é o caso da realização recente (menos de quatro meses) de tatuagens ou piercings. Quaisquer dúvidas adicionais podem ser esclarecidas na página online do IPST.