Ciência e Saúde

DOCENTES DA FCUP PUBLICAM LIVRO DE BOTÂNICA

Para os amantes da Botânica, ou para quem a quer descobrir, eis um trabalho de dois docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto sob a forma de um guia de campo para identificação de espécies vegetais, herbáceas. Por Álvaro Paralta.

Numa parceria com a Casa das Ciências, Sara Antunes e Rubim Almeida, ambos docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, lançaram um livro que reúne um conjunto de espécies de plantas passíveis de serem identificadas por qualquer pessoa.

Os docentes fizeram um levantamento da flora herbácea do Pólo 3 da Universidade do Porto, que retrata uma grande diversidade de espécies que nos cerca diariamente. A sua identificação teve como base a “Flora Portuguesa” de Gonçalo Sampaio – um livro pioneiro na  identificação de espécies vegetais de Portugal.

Concluída esta fase, os investigadores organizaram o material recolhido num livro, cujo canto superior direito de cada página tem uma cor, corresponde à cor da flor da planta. Este aspeto torna a identificação mais intuitiva, acessível e divertida.

Este é o ponto de partida para desvendar um conjunto de características sobre o exemplar observado. Poderá descobrir-se a família a que pertence, o nome comum da espécie, a sua descrição, alturas do ano em que floresce, regiões do globo onde pode ser encontrada, entre outras curiosidades, que tornam a Natureza mais interessante para quem a observa.

Em moldes idênticos, mas ainda numa fase embrionária, Sara Antunes e Rubim Almeida estão a trabalhar atualmente num outro guia para a identificação de árvores e arbustos, ainda sem previsão de lançamento. Os exemplares poderão ser adquiridos contactando a Casa das Ciências ou contactando os autores, cujos contactos se encontram na página do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.