Ciência e Saúde

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA FCUP DÁ A CONHECER A SUA INVESTIGAÇÃO

“Biologia ao fim da tarde” é o ciclo de apresentações que vai mostrar ao público o trabalho de investigação dos docentes e investigadores do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Por Álvaro Paralta.

O evento, que tem início no primeiro de abril e termina a 10 deste mês, vai servir como uma mostra do trabalho de investigação desenvolvido em diferentes áreas da Biologia e envolve vários grupos e Centros e Investigação.

Segundo Olga Lage, diretora da Licenciatura em Biologia e membro da organização do evento, “a ideia subjacente ao ciclo de apresentações é a dinamização do Departamento de Biologia, realçando a ampla investigação que é feita por docentes e investigadores ligados ao Departamento”.

Nas apresentações estão envolvidas áreas como Biologia e Reprodução de Plantas, Microbiologia, Biotecnologia, Biodiversidade, Reprodução Humana Assistida, Oncologia e Genética.

A programação foi estruturada, distribuindo os “os investigadores convidados […] por Centros de Investigação para possibilitar aos participantes optar pela área de investigação que mais lhes interessa para o seu futuro”, referiu Naomi Zangger, Presidente do Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP).

GreenUP, CIIMAR, CIBIO-InBIO, MARE, i3S e LAQV/REQUIMTE são os grupos e Centros de Investigação que estarão representados no evento. Temáticas emergentes como “Impacto ambiental de microplásticos” e “Resistência a antibióticos” também constam da programação.

A organização deste Ciclo esteve a cargo da direção da Licenciatura em Biologia, composta pelas docentes Olga Lage e Paula Melo; e do Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto, sob direção de Naomi Zangger.

O evento “permitirá aos alunos abrir o leque de escolhas para estágios de Licenciatura e teses de Mestrado”, acrescentou a docente.

A participação é permitida a qualquer pessoa interessada, quer seja estudante da Universidade do Porto ou externo. A inscrição é gratuita e poderá ser feita mediante o preenchimento de um formulário. No caso de o interessado não pertencer à Universidade do Porto deve deixar essa indicação no campo de preenchimento que corresponde ao número mecanográfico, escrevendo “EXTERNO”.

Qualquer informação adicional pode ser esclarecida através das redes sociais do NEBUP ou por correio eletrónico, para geral@neb.up.pt.