7º CICLO DE CONFERÊNCIAS EM BIOTECNOLOGIA – Jornal Universitário do Porto
Ciência e Saúde

7º CICLO DE CONFERÊNCIAS EM BIOTECNOLOGIA

No passado dia 24 de abril, decorreu na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica a última de três conferências sobre Biotecnologia e os respetivos avanços.

Nesta véspera de feriado, foram muitos os alunos, professores e curiosos que tiraram uma hora do seu final de tarde para ouvir aquele que em 2015 foi considerado o patologista mais influente do Mundo – o Prof. Manuel Sobrinho Simões. Para além de um investigador com provas mais do que dadas, é conhecido também pela sua capacidade incomparável de comunicar Ciência.

A conferência Avanços na Prevenção e Tratamento dos Cancros começou com um público tímido, mas que aos poucos começou a ser contagiado pelo entusiasmo e boa disposição do Prof. Sobrinho Simões. Este foi capaz de transmitir de forma bastante clara conhecimentos básicos sobre cancro, enfatizando sempre a importância da prevenção, do estilo de vida e da alimentação cuidada. Para o investigador, com o avançar das descobertas e com o aumento do número de casos de cancro a nível nacional e global – devido também ao diagnóstico mais precoce e mais acertado – o maior desafio está relacionado com a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que não é possível curar definitivamente esta doença.

No final desta hora, o Prof. Sobrinho Simões partilhou com os presentes um dos seus lemas : ”aprofundar o conhecimento, em vez de decorar”.