Ciência e Saúde

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PARA JOVENS NA AGRICULTURA

De 19 a 22 de abril vai decorrer a International Conference for Youth Agricuture (ICYA) 2018 no Campus de Vairão da FCUP. Organizada pelo Comité local da Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS Porto), esta conferência internacional vai reunir estudantes, especialistas e interessados na área para debater temas atuais associados ao setor agroalimentar e seu Desenvolvimento Sustentável.

Sob o mote da sustentabilidade, três dos 17 objectivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas serão abordados na ICYA. Nomeadamente,  a produção e consumo responsáveis (12), a acção face às alterações climáticas (13) e a conservação da vida nos ambientes terrestres (15).

A ICYA tem início na tarde de 19 de abril, com o check-in e a sessão de abertura, e termina na tarde de 22 de abril, domingo, com a conclusão e apresentação dos projectos e a sessão de encerramento. O programa de 20 e 21 de abril divide-se em palestras da parte da manhã, workshops e desenvolvimento de projectos durante as respetivas tardes. No grupo das palestras destacam-se, entre outras, formas de melhorar a produtividade dos solos com menor impacte ambiental, os factores que determinam as dietas alimentares humanas, a importância da biodiversidade do solo e suas formas de protecção e, por fim, a avaliação e importância dos ciclos de vida dos sistemas agrícolas.

A inscrição é limitada a 150 participantes mas está ainda disponível em Bit.ly/ICYA2018, podendo ser encontradas mais informações sobre o evento no site oficial da IAAS Porto ou na sua página de facebook.

A Associação Internacional de Estudantes de Agricultura é o maior grupo interncaional de estudantes de Agricultura e foi fundada em 1957 para o intercâmbio de ideias, a cooperação internacional e a formação dos estudantes para o futuro. A sua presença em Portugal data de 1961, incluindo desde 1997 o comité local do Porto.