Ciência e Saúde

PORTO ACOLHE O V CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA

O V Congresso Nacional de Saúde Pública vai decorrer de 15 a 17 de fevereiro de 2017. O evento vai contar com vários oradores para discutir a saúde pública, no Seminário de Vilar.

A Direção-Geral da Saúde em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P apresenta mais uma edição do Congresso Nacional de Saúde Pública. O tema da quinta edição do congresso é a “saúde pública: braços que constroem colunas e pontes”.

Inspirado num verso do poema “Fonte” da escritora Ilse Losa, que viveu e morreu na cidade do Porto, o mote pretende transmitir duas ideias-chave. A primeira prende-se no facto de todos, quer serviços de saúde, governo, academia e restantes setores da sociedade serem coprodutores e corresponsáveis na produção de melhor saúde e bem-estar.

Já a segunda relaciona-se com o papel fundamental que os serviços de saúde pública têm na construção das pontes entre o que é feito por cada um e as reformas prioritárias. As “pontes” atuam de um modo mais afetivo e sustentável e reduzem desigualdades em saúde.

Workshops antecedem congresso

No dia 15 de fevereiro vão decorrer workshops das 15h às 18h divididos por dois locais. No Auditório Nacional Museu Soares dos Reis vai decorrer o workshop relacionado com estudos de impacte na saúde.

As restantes formações vão decorrer na ARS Norte – Área de Formação e Desenvolvimento. Os temas abordados vão ser a comunicação estratégica em saúde pública, doenças por vetores, inquéritos epidemiológicos de doenças profissionais, POWER BI aplicado à saúde pública e literacia em saúde.

No dia 16 e 17 de fevereiro vai realizar-se o congresso. O local selecionado foi o Seminário de Vilar. O Congresso Nacional de Saúde Pública pretende promover momentos de discussão, reflexão, troca de experiências, enriquecimento e a criação de sinergias, com o envolvimento e a participação de todos os intervenientes.

Além disso, conta com a presença de individualidades de nível nacional e internacional, de reconhecido mérito, já anunciadas na página oficial do congresso.