Ciência e Saúde

‘YOUTUBER’ JÁ FAZ PARTE DO DICIONÁRIO OXFORD

A palavra 'YouTuber' já faz parte do Dicionário Inglês Oxford. O termo foi adicionado na revisão de dezembro de 2016 a um dos dicionários mais conceituados da língua inglesa em conjunto com outros vocábulos como 'Brexit' ou 'hackathon'.

YouTuber‘. Substantivo. De acordo com a nova definição no Dicionário Inglês Oxford, significa “um utilizador frequente do website de partilha de vídeos YouTube, especialmente alguém que produz e aparece nos vídeos do site”.

Quanto à origem de ‘YouTuber’, o dicionário remete para o início do século XXI, uma vez que o YouTube surgiu em 2005. A primeira aparição da palavra que o Oxford Dictionary apontou foi em abril de 2006 num artigo do New York Times.

Mas como surgem novas palavras no dicionário? Quem toma as decisões? Antigamente, era necessário um período de utilização antes da inclusão da palavra, mas com as novas tecnologias já não há esse requisito. Existe um estudo de documentos oficiais escritos e páginas da web para monitorizar o aparecimento de neologismos:

A importância do YouTube tem vindo a crescer globalmente em relação a outros meios de comunicação social. Recentemente, em Portugal, um grupo de YouTubers foi convidado a apresentar um programa de televisão. O site é detido pela Google e conquistou 77,6% de quota de mercado nos Estados Unidos da América em 2016, tendo em conta os concorrentes que satisfazem a mesma necessidade (websites de multimédia, como o Netflix ou o Hulu).