Ciência e Saúde

MAIS DE UM MILHÃO DE VACINAS GRATUITAS PARA A ÉPOCA GRIPAL

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai distribuir cerca de 1,2 milhões de doses grátis de vacinas contra a gripe. Campanha de vacinação arranca já no início de outubro e vai decorrer durante todo o outono e inverno.
Fotografia por BoaVista Agora.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda “fortemente” a vacinação a idosos, grávidas e imunodeprimidos. As vacinas continuam a ser gratuitas para pessoas a partir dos 65 anos e para internados em instituições, sem necessidade de receitas médicas ou do pagamento de taxas moderadoras.

A vacinação é também recomendada “aos profissionais de saúde e a outros prestadores de cuidados, por exemplo, em lares de idosos”, refere a DGS. As vacinas distribuídas pelo SNS foram selecionadas em concurso e podem também ser compradas em farmácias.

A campanha de vacinação resulta de uma parceria entre a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, as Administrações Regionais de Saúde e os Serviços de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.